O valor dos dados: quanto valem as suas informações?

Maria Cecília 27 de janeiro de 2023 09 minutos

O histórico de tudo que você faz na internet pode ter valor para alguém. Diariamente, milhões de dados são coletados, processados, compartilhados e até mesmo vendidos. O uso dessas informações tem se tornado cada vez mais importante para empresas e também órgãos governamentais. Com esse contexto, você já parou para pensar no valor dos seus dados? 

Para entender esse “valor” é importante pensar nas informações não apenas como um “produto”, mas também um item de valor social e comportamental com implicações em outras áreas como acesso à saúde, educação, segurança, e mais.

É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Entenda melhor a importância dos dados, seu valor e como protegê-los. 

 

O que são dados? 

Os dados são, como explica Bruno Bioni, “migalhas de informação que vão compor o retrato sobre quem nós somos” e que vão ficando pelo caminho quando usamos buscadores, aplicativos, redes sociais ou a internet de modo geral. São chamados dados pessoais as informações que identificam ou podem identificar uma pessoa.

Talvez você acredite que por entrar em um site e não deixar nenhuma informação sobre você, como seu e-mail, aquela empresa não pode identificar que você esteve ali — mas a realidade é um pouco diferente.

Os cookies são pequenos pacotes de dados que ficam armazenados entre o computador e o servidor de um usuário e que salvam as suas preferências de navegação. Então, se você entrar em um site mais de uma vez, ele poderá detectar as suas preferências e aplicá-las novamente, mostrando principalmente o que acredita que você deseja ver. 

Isso torna você e a sua navegação identificáveis para certos sites. Portanto, a menos que você use aplicativos e softwares que vão bloquear o compartilhamento dessas informações, essa coleta de dados acontece por toda a internet. 

Mas, o que há de interessante nessas informações de navegação? Qual o valor desses dados? É sobre isso que queremos conversar. 

💡 Veja também: O que são dados pessoais sensíveis e por que é importante protegê-los? 

 

Valor dos dados: o que isso significa? 

O valor dos dados não é um valor numérico específico. Não existe um número exato para falar quanto eles valem e, além disso, esse valor nem sempre está relacionado a uma questão financeira, mas também social, comportamental e até política. 

Em geral, os dados de uma única pessoa não são tão valiosos entre as empresas, mas são úteis na produção de um grande volume de informações sobre ela e sobre outras pessoas também. Com mais dados, é possível construir uma ideia cada vez mais completa de cada indivíduo e, também, de grupos específicos. 

Esse grande conjunto de dados usados pelas empresas pode ser chamado de big data e são usados de diversas formas pelas empresas. Seja para produzir oportunidades de negócio, entender melhor seus clientes e até, por exemplo, modular as tarifas de certos serviços de acordo com o comportamento. 

Falar sobre o valor dos dados significa pensar no quanto vale, para cada pessoa, entregar suas informações considerando a destinação que elas podem receber. 

 

Valor financeiro dos dados pessoais 

O mercado de publicidade digital, avaliado em US$ 300 bilhões, está concentrado em algumas poucas, mas grandes empresas como Alphabet, proprietária do Google, Meta, proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp, Amazon, Apple e TikTok. 

Cada uma delas tem seu próprio processo de coleta e tratamento de dados. Depois, é feito o processamento, segmentação e disponibilização e venda dessas informações, para que sejam desenvolvidas estratégias comerciais cada vez mais específicas e com ganhos cada vez maiores. 

Com estratégias mais direcionadas, se tornam maiores os números de vendas e o investimento em anúncios pagos se torna um ciclo. Por isso, a tendência é que se tornem mais específicos, invasivos e direcionados. 

Você já entrou em um site e, mesmo sem ter inserido seu e-mail, recebeu na sua caixa de entrada um conteúdo promocional daquela empresa? Esse tipo de ação pode vir justamente de campanhas publicitárias pagas em que o buscador vende as informações do perfil relacionado àquela busca. 

Outro caso é quando você pesquisa um produto e, ao entrar em outros sites, começa a receber anúncios daquele mesmo item. Esse é o retargeting, uma ação específica das campanhas de anúncios pagos que tem como objetivo impactar novamente um usuário que já realizou determinada busca. 

E como os serviços de anúncio sabem que você fez aquela busca? Pode ser pela conta logada no buscador, pelo computador, pelo IP ou uma série de outras informações que estão sendo captadas o tempo inteiro enquanto você navega na internet. 

 

Valor social dos dados pessoais 

O valor social dos dados pessoais está atrelado ao seu impacto na vida de cada pessoa. Com essas informações, empresas podem atingir diretamente como vivemos e as escolhas do nosso dia a dia. Cada empresa possui seu público-alvo, isto é, um grupo de pessoas cujo perfil possui maior probabilidade de se interessar ou comprar seus produtos ou serviços. 

Empresas que vendem cosméticos e produtos de beleza feminina, por exemplo, sabem quais produtos são mais prováveis de serem comprados por mulheres mais jovens ou mais velhas. Para se tornarem ainda mais personalizadas, usam os dados para entender quais conteúdos esse público consome, que sites acessa, quais perfis segue ou que tipo de conteúdo consome. 

Esses dados podem ser coletados pela própria empresa ou comprados de terceiros. A venda desses dados não costuma ser informada ou consentida pelo usuário do serviço. Depois, serão usados para ações ou análises de comportamento. Acontece que nem sempre esse uso tem um impacto apenas comercial, podendo chegar a outras camadas e causar impactos cada vez mais sérios de invasão de privacidade, por exemplo.  

Recentemente, uma mulher recebeu pelo WhatsApp um disparo publicitário de um laboratório que oferecia o serviço de congelamento do cordão umbilical de bebês. Ela havia mantido a gravidez em segredo e, naquele momento, havia acabado de passar por um aborto espontâneo. 

A informação da gravidez provavelmente foi comprada do laboratório onde ela havia feito o teste de gravidez. Contudo, se trata de um dado pessoal sensível que em nenhuma hipótese poderia ter sido divulgado sem o conhecimento ou autorização da titular dos dados. 

Esse é apenas um exemplo do uso desse tipo de informação. Pensando em outros cenários, podemos ver empresas comprando dados de laboratórios para descobrir se funcionárias estão grávidas ou querem engravidar. Serviços de seguro de saúde podem aumentar o valor da tarifa a partir do histórico médico ou até de compras em farmácias. Tudo isso viola uma série de artigos da LGPD e atinge diretamente o princípio da não discriminação dos dados.

💡 Veja também: Você sabe o que são os dados de saúde? Confira o conceito e exemplos! 

 

Valor político dos dados 

A empresa Cambridge Analytica, especializada em “political data”, ou dados políticos, foi contratada, em 2015, pelo então candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, para realizar disparos e divulgações pagas para a sua campanha. A empresa usou dados fornecidos pelo Facebook para mapear o comportamento dos usuários da rede e influenciá-los politicamente. 

Segundo o Facebook, esse tipo de dados só poderiam ser acessados para fins acadêmicos. Quando um usuário cria sua conta no Facebook ele automaticamente autoriza que seus dados sejam usados nesse cenário. Acredita-se que a empresa coletou as informações sob o pretexto de usá-las para pesquisa e posteriormente usou o material na campanha de Donald Trump. 

São milhares de informações que vão desde preferências pessoais e localização até comportamento e interação, como qual o horário que determinada pessoa entra no Facebook ou quais páginas costuma verificar. Com esses dados, foram capazes de criar campanhas cada vez mais personalizadas e direcionadas aos eleitores. 

O caso da Cambridge Analytica é um marco no valor político dos dados pessoais e, também, no seu uso indevido. Além disso, também levantou uma série de questionamentos sobre o comportamento de empresas como Facebook e Google em relação às informações dos usuários.

Valor dos dados e privacidade 

Há quem defenda o uso dos dados para melhorar a qualidade dos serviços prestados, gerando mais personalização e maior valor aos clientes, mas existem dois problemas centrais nesse argumento: a base legal para autorizar o uso dessas informações e os problemas em relação à privacidade dos titulares de dados.

Um dos grandes problemas da coleta de dados hoje é que esse processo muitas vezes é feito às escondidas, sem que os seus titulares saibam como essas informações estão sendo coletadas, como vão ser usadas e quais são os seus direitos nessa relação. Indo além, essas informações, que podem ser pessoais ou até mesmo pessoais sensíveis, se vazadas, podem gerar consequências graves para os indivíduos. 

Ainda que os dados sejam cedidos pelo usuário, permanece a pergunta sobre a compreensão do valor dos dados. Será que sabemos realmente o quanto os nossos dados valem? Para entender o cenário, imagine que você descobre ser dono de uma antiguidade familiar e alguém, que você não conhece, deseja comprá-la. 

Você não sabe o valor daquele bem, mas o que está sendo oferecido parece ser algo razoável. Contudo, e se esse objeto for uma antiguidade que vale mais do que é oferecido? E se o preço é inestimável? Qual o valor emocional daquele objeto? 

Os dados compartilhados na internet podem ser vistos de forma parecida: antes de aceitar o valor que é oferecido por eles, vale a pena entender melhor o quanto valem e a sua importância. 

As possibilidades são infinitas e, com certeza, ainda não fomos capazes de prever todas elas. Por isso, os dados se tornam bens cada vez mais valiosos — e a importância de protegê-los está cada vez maior. 

💡 Saiba também: O que é o Direito de Acesso a dados pessoais?

 

Quer saber mais? 

Esse artigo é uma introdução para a compreensão do valor dos dados pessoais. Aqui estão algumas dicas para continuar os estudos: 

Para ver 

[TEDx] Por que a proteção de dados pessoais importa? | Bruno Bioni

Palestra sobre a importância de proteger dados pessoais e a relevância dessas informações para as empresas. 

[Documentário] Terms and Conditions May Apply

Documentário de 2013 que discute o que empresas e órgãos governamentais podem aprender sobre as pessoas a partir da forma como usam a internet e o que podem fazer com esses dados. 

[Documentário] Privacidade Hackeada 

Para entender um pouco mais o caso da Cambridge Analytica. 

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