Fui entrevistada pelo jornalista Vinícius Mendes da Revista Problemas Brasileiros. A ideia era debater pontos positivos e pontos a serem melhorados no PL 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News. A matéria ficou muito legal, com o nome “O dilema das redes”.
A minha contribuição foi no sentido de contextualizar as narrativas envolvidas no projeto, e os aspectos sociais, políticos e econômicos inseridos.
Muito tem sido debatido sobre liberdade de expressão e eu acredito que em um Estado Democrático de Direito é saudável a liberdade de expressão e a liberdade de pensamentos e de ideias. Debater sempre é saudável. O problema está em achar que liberdade de expressão significa ter a liberdade de ofender pessoas, cometer vários tipos de crimes em redes sociais e isso não ter consequências.
Como eu disse na entrevista: “A minha liberdade de expressão não pode violar a esfera íntima de ninguém”. O meu direito acaba quando o do outro começa. Precisamos respeitar uns aos outros para conviver em uma sociedade que preserva os direitos e liberdades de todos.
O pesquisador Carlos Souza da PUC Rio também contribuiu com excelentes pontos envolvendo esse debate.
Ficou bem completa a matéria. Vale a leitura!
Matéria: https://revistapb.com.br/sociedade/o-dilema-das-redes/